dom. nov 18th, 2018

Flores nos casamentos: O clássico virou moderno

flores no casamento

As flores são presença marcada nos casamentos. No buquê da noiva, na decoração, nas lembrancinhas, elas assumem diferentes formas e ainda são vista como um clássico. Porém, existem maneiras criativas de aplicá-las na sua cerimônia e festa, de maneira a trazer um ar mais moderno! Nesta publicação, apresentamos 4 formas de usar flores que têm se tornado tendências nos casamentos a fora.

Buquês não convencionais

            O buquê é parte importante da composição do traje da noiva. Ele simboliza a vida e a fertilidade, levando em conta que as flores são as reprodutoras das plantas. Servem também como porta voz da noiva, utilizando-se do significado de cada tipo de flor que o compõe como um desejo para o casamento. A seguir, mostramos algumas maneiras não convencionais de usar essa peça clássica.

Buquê de Flor Única

A flor única dá ênfase a looks e cerimônias mais minimalistas. Geralmente acompanha um vestido de corte simples, que chama atenção para o centro do buquê. Apesar de composto por apenas um ramo, a flor escolhida costuma ter pétalas volumosas e elegantes. Existem algumas flores que combinam especialmente com o buquê de flor única. Estas são o girassol, a gérbera, o copo-de-leite, o lírio, a tulipa, a flor de pitaya… Opções originais para uma noiva moderna!

Buquê com Flores de Papel

Você deve ter visto decorações de casamento com enfeites de origami, mas já conhecia o buquê com flores de papel? Ele é perfeito para compor um visual vintage e combina com a personalidade de amantes de livros e música, que nem no exemplo da foto abaixo, no qual o papel utilizado para confecção do buquê contém partituras.

É importante que o buquê seja muito bem feito, e para isso é necessário buscar por um artesão para a confecção. Converse sobre seus desejos, sua decoração e, principalmente, seu vestido, de forma a montar um buquê de papel que transmita sua personalidade.

Buquê de Flores Secas

            Para um casamento na fazenda ou ao ar livre com referências rurais, o buquê de flores secas pode ser uma opção inovadora. Parece estranho ao falar sobre, já que quando imaginamos flores secas normalmente nos vêm à cabeça pétalas amarronzadas e caindo, o que não combina com o objetivo original do buquê em representar a fertilidade e vida. Mas a composição de buquês com flores secas é normalmente feita com muito bom gosto, utilizando-se de flores levemente ressecadas pelo sol, com aspecto campestre, como na foto a seguir.

Tiara de Flores

            As tiaras de flores já se tornaram must have nos casamentos das famosas. Ainda assim, formam um look bastante moderno, especialmente quando acompanhado de vestidos com texturas variadas, como renda e transparências.

            Quando montar a sua tiara de flores, é preciso pensar em alguns detalhes. Primeiro, seu penteado. Você o deixará o cabelo solto ou preso? Liso ou ondulado? É importante imaginar como será o caimento da tiara no conjunto da obra. Se optar por um penteado solto e liso, você poderá montar uma tiara com textura, volume e cor, dando foco para a mesma. Se optar por um penteado preso em uma trança, por exemplo, o ideal é que a tiara seja mais delicada, com pequenos ramos simulando uma coroa grega.

            Outro detalhe que deve ser levado em consideração é a combinação das flores. Agora que você já sabe qual modelo de tiara irá harmonizar melhor com seu penteado, é hora de escolher se serão utilizados um ou mais tipos de flores, se você deixará os ramos expostos e quais cores combinam. Lembre-se que como noiva, você também carregará um buquê, logo, cuide para que ambos tiara e buquê combinem entre si.

            Vale ressaltar que esse tipo de acessório é interessante em looks para casamentos ao ar livre, na fazenda ou na praia. Porém, podem ser muito bem adequados a casamentos mais tradicionais, na igreja ou outro lugar fechado. Uma opção mais glamurosa é mandar fazer uma coroa de flores metálica, com brilhantes.

Foto 4

Você também pode fazer tiaras de flores para distribuir para as convidadas ficarem a cara da noiva! Disponibilize acessórios como este na cabine de fotos da sua festa, assim os convidados poderão levar para casa lembranças divertidas de uma noite inesquecível.

Flores Suspensas

            Na decoração da festa, você normalmente encontrará flores em arranjos nas mesas dos convidados, na mesa do buffet e dos doces, no altar da cerimônia, talvez ao longo do corrimão em escadarias…Mas existem outras maneiras de aproveitar a beleza das flores na sua decoração.

Os lustres ornamentados com flores eram utilizados nos grandes banquetes das realezas medievais. Quer referência mais exuberante que essa? Para adequá-los à sua festa de casamento é importante alinhar com o local reservado se é permitido pendurar lustres ou decorar os que possam já ter no espaço. Caso o local não tenha lustres, verifique com fornecedores a possibilidade de alugá-los já decorados, ou para serem decorados posteriormente.

            As flores suspensas podem ser combinadas com lustres metálicos ou montados do zero com ramos de madeira, como no exemplo da foto a seguir. No segundo caso, é interessante entrar em contato com artesãos que possam te auxiliar. Também é legal pensar em correntes de brilhantes ou pérolas para compor a decoração. Tudo dependerá do local onde você realizará a festa, assim como a personalidade dos noivos.

Parede de Flores

O cenário perfeito para as fotos dos seus convidados também pode ser feito com flores! Os backdrops florais, ou parede de flores, são a pedida certa para o seu casamento. Eles dão um ar de romantismo e delicadeza, ao mesmo tempo que podem ser extremamente marcantes. As flores podem ser compostas de maneira padrão, utilizando apenas um tipo e cor, ou com outros elementos. Na foto abaixo, do casamento da Luisa Sonza e do Whinderson Nunes, foi escolhido um painel de flores que combina três tons de rosas: vermelha, rosa pink e rosa clara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *